A contabilidade e a sustentabilidade empresarial

CirrusPQAnalytics_big-1-1050x641

Quando pensamos em contabilidade empresarial o que nos vem à mente são relatórios financeiros, cálculos, receitas, despesas e lucro. Mas, atualmente, a área contábil vai muito além disso. À medida que as empresas começaram a reconhecer seu papel na sociedade, surgiu a necessidade de trabalhar seu impacto ambiental e social.

Nesse sentido, a sustentabilidade empresarial emergiu como uma grande preocupação para empreendedores que identificam a interdependência entre o sucesso econômico e o bem-estar do planeta e das comunidades. Assim, a contabilidade busca auxiliar as empresas a adotarem práticas sustentáveis, como eficiência energética, gestão de resíduos, redução do desperdício e uso responsável dos recursos naturais, buscando sempre diminuir o impacto ambiental das operações.

Dentro do âmbito da sustentabilidade empresarial, o balanço ambiental se destaca como um dos principais instrumentos contábeis utilizados. Este relatório combina dados financeiros e ambientais, oferecendo uma visão abrangente das atividades da empresa nesses dois aspectos, fornecendo informações sobre fontes de poluição, consumo de recursos naturais, emissões de gases de efeito estufa e outros impactos ambientais relevantes. O balanço ambiental permite que as organizações identifiquem áreas prioritárias para intervenção e mitigação.

Além do balanço ambiental, a contabilidade desempenha um papel fundamental na promoção de práticas sustentáveis por meio do cálculo do custo de produção sustentável. Esse processo envolve a identificação e quantificação dos custos relacionados às iniciativas ambientais, como a utilização de materiais reciclados e a redução do consumo de energia e água, ou ainda, doações para ONGs que apoiam essas causas. Com acesso a essas informações detalhadas, as empresas podem tomar decisões mais inteligentes, visando não apenas à redução de custos, mas também à otimização da eficiência ambiental em suas operações.

Também é a contabilidade que ampara as empresas no momento da divulgação de suas práticas sustentáveis, apresentando informações sobre as ações socioambientais desenvolvidas. Essa prestação de contas é cada vez mais importante, uma vez que consumidores e investidores têm demonstrado interesse nas questões socioambientais na hora de escolherem com quem fazer negócios.

Paralelamente a isso, a sustentabilidade empresarial também trabalha o respeito aos direitos humanos, a promoção da diversidade e inclusão, o investimento na comunidade local e a garantia de condições de trabalho justas e seguras para os funcionários e fornecedores. Dessa maneira, as empresas que adotam práticas contábeis sustentáveis estão em conformidade com as expectativas modernas e podem obter vantagens competitivas ao demonstrar compromisso com um mundo mais sustentável e melhor.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Olá, como podemos te ajudar?