Empresários também precisam de férias

c0683f896fa3078909916b076e5b5016

Você já sentiu como se fosse prisioneiro da própria empresa e não o proprietário? Se você é do time que tem dificuldade para distribuir tarefas, acha que a empresa não funciona sem você, que os clientes só aceitam negociar contigo e, por isso não consegue tirar um tempo para descansar, precisa ler este artigo. Aqui, nós da Exacon Gestão Contábil, vamos te dar dicas valiosas para se organizar e finalmente conseguir tirar férias!

O primeiro é fazer um bom planejamento. Todo segmento tem épocas de maior e menor movimento. Por exemplo, lojas de roupas femininas venderão mais no dia das mães. Hotéis estão com lotação máxima durante as férias de janeiro e julho e feriados prolongados. O produtor rural terá mais trabalho no plantio e na colheita. Os contadores estarão trabalhando mais entre março e maio com as declarações de Imposto de Renda. Basta analisar detalhadamente o seu balaço financeiro dos últimos anos que encontrará os meses de menor movimento. É exatamente o período que você deve programar as suas férias.

Nas temporadas de menor movimento, alguns colaboradores podem ficar mais ociosos. Analise o time redistribua as tarefas, escolhendo pessoas de sua extrema confiança para cargos mais importantes. Ao se planejar com antecedência e calma, você tem tempo para analisar os perfis, reconhecer os líderes e fazer esses ajustes. A pessoa que ficar no seu lugar deve ter autonomia e conhecimento para tomar decisões, por isso é válido treiná-la antes, para ela saber como você agiria em diversas situações.

Se sua empresa conta com o serviço de uma contabilidade, tirar férias fica ainda mais fácil, pois haverá uma rotina pré-estabelecida de cobranças e pagamentos, que manterão as finanças do seu negócio a pleno vapor, mesmo com você curtido as suas férias.

Agora, o mais importante de tudo: Organização Financeira. Para curtir suas férias é crucial ter um planejamento financeiro de curto e longo prazo. Quem empreende sabe que o fluxo de caixa pode ser variável, ou seja, é difícil prever quanto entrará em caixa a cada mês. Então, certifique-se que o valor gasto na viagem não fará falta.

Se as férias estão longe, faça render o dinheiro. Separe um montante e aplique-o em investimentos de maior rendimento. Assim, você terá uma reserva financeira maior para aproveitar e desfrutar a tão sonhada viagem de férias.

Outras dica interessante é definir as datas da viagem com antecedência para garantir menor preço em hotéis e passagens aéreas. Além disso, determine um limite diário de gastos, de acordo com o tanto que você está disposto a gastar na viagem, assim fica mais fácil de não extrapolar e voltar com dívidas.

Seguindo essas orientações, com certeza você conseguirá se desligar um pouco da empresa, descansar o corpo e a mente, aproveitando bem as férias e sem voltar endividado. Capriche no destino e boa viagem!

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Olá, como podemos te ajudar?