A importância do contador na hora de declarar o Imposto de Renda

d61809177d76396de3dfaf9dbc4877dc

As férias terminaram, o carnaval já passou, o ano definitivamente começou e é hora de começar a pensar na declaração do importo de renda. Afinal, nada melhor do que fazer com tempo e com calma para fazer tudo certo. Em 2024, o prazo para declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) é de 15 de março a 31 de maio.

Se você quer facilidade e, ao mesmo tempo, evitar problemas com o fisco, o melhor a fazer é contratar um contador ou um escritório de contabilidade especializado para esse fim. Ao contrário dos contribuintes, que só precisam declarar o Imposto de Renda uma vez ao ano, os contadores contam com vasta experiência e prática no assunto. Além do conhecimento técnico, estão familiarizados com o sistema da Receita Federal, lei e normas tributárias e gestão dos documentos fiscais.

Apesar de parecer ser um processo simples, as questões relacionadas ao Imposto de Renda podem ser muito complicadas. Para cada indivíduo, a declaração do IR pode ser mais simples ou mais complexa, dependendo de alguns aspectos, como quantidade de filhos, transações efetuadas, renda, quantidade de fontes de renda, entre muitos outros.

Um profissional qualificado pode te auxiliar a identificar as deduções e créditos que podem ser aproveitados. Outra vantagem de contar com o apoio de um contador é que ele pode ajudar a incrementar a restituição do IR, identificando ganhos e abatimentos que podem aumentar o valor da restituição.

Além disso, o contador evita erros e omissões na declaração, o que pode evitar multas e problemas futuros com a Receita Federal. Ele também pode ajudar a garantir que a declaração seja entregue dentro do prazo estabelecido, evitando atrasos e possíveis juros.

O time da EXACON GESTÃO CONTÁBIL está pronto para te ajudar com Imposto de Renda. Entre em contato e não se preocupe com o Leão.

Olá, como podemos te ajudar?